![](https://5b9805d9ad.cbaul-cdnwnd.com/4dc65b91e182e8e347352e0c4bded64d/200001625-682d4682d6/@biologia_prof.valdiran_souza.png?ph=5b9805d9ad)
Ensino de Biologia
Horta Escolar
Hortas escolares são instrumentos que, dependendo do encaminhamento dado pelos educadores, podem abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada, promovendo vivências que resgatam valores. Valores como os da emocionalidade com a terra, valorizando a vida a morte e a sobrevivência. A criatividade, adaptação, transformação, renovação e o cuidado com o meio ambiente são tabém importantes valores que podem ser trabalhados. O projeto horta pode ser um verdadeiro laboratório ao ar livre para as aulas de Biologia, Química, Física e Matemática. Os alunos aprendem, na prática, de maneira extremamente agradável despertando assim maior interesse pelas aulas.
TV Asa Branca faz reportagem sobre o projeto "Horta Escolar" desenvolvido pelos Professores de Biologia: Valdiran Souza e Maria do Socorro Duarte, ambos da EREM Garanhuns.
Ação escolar ajuda a diminuir índice de dengue em Garanhuns
___________________________________________________________
Um Pé de Quê?
Neste trabalho estão os resultados obtidos a partir do desenvolvimento do projeto: “Um Pé de Quê?”. Um Pé de Quê? é um programa da televisão brasileira, transmitido pelo Canal Futura. Sob o comando de Regina Casé, ele procura mostrar a cada episódio uma espécie que forma a diversidade de nossa flora. A abordagem parte de aspectos botânicos, como origens, características físicas, épocas de floração e vai buscar passagens em que elas pontuaram a história do Brasil. Regina aparece em praças, parques, matas e florestas dos quatro cantos do país, revelando a natureza de forma curiosa. Inspirado neste programa, entre os meses de fevereiro a julho, foi desenvolvido, com os alunos do 2º ano do ensino médio da Escola de Referência em Ensino Médio de Garanhuns o projeto “Um pé de Quê?” que objetivou valorizar as diferentes tecnologias usadas pelos educandos, utilizando-as como mecanismo para investigação científica usada na pesquisa dos vegetais de maior relevância em sua região. Como resultado os alunos produziram um vídeo que após a produção foi gravado em mídia digital, publicado na internet e usado como ferramenta de auxílio pedagógico nas aulas de Botânica.
___________________________________________________________
III Mostra de Experiências Pedagógicas Bem Sucedidas das Escolas Estaduais de Pernambuco
Ocorreu, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a realização da III Mostra de Experiências Pedagógicas Bem Sucedidas das Escolas da Rede Pública de Pernambuco. A Mostra acontece para consolidar a valorização do docente, considerando que os saberes produzidos no cotidiano escolar visam à melhoria da qualidade de ensino e estimulam a prática criativa e inovadora. O Prof. Valdiran Souza apresentou o projeto: "Um Pé de Quê?" como uma de suas experiências exitosas no ensino de Biologia.
___________________________________
IV Mostra de Inovações Pedagógicas
O IV Festival de Inovações Pedagógicas foi realizado entre os dias 1 e 2 de dezembro de 2011, no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar e teve como tema “Educação Interdimensiona: Ontem, Hoje e Sempre”
A EREM-Garanhuns participou da mostra com o trabalho: "Um Pé de Quê?" . O projeto foi realizado por alunos e professores da escola. O evento contou com cerca de 180 escolas de referência do estado de Pernambuco e cerca de quatro mil alunos e professores.
Bio-Soletrando
O Bio-Soletrando é uma das mais motivadoras atividades utilizadas como instrumento de aprendizagem nas aulas de Biologia da Escola de Referência em Ensino Médio de Garanhuns. O objetivo da atividade é fascilitar a compreensão dos conteúdos de Biologia tornando esta tarefa mais descontraída e agradável. Os educandos se empenham bastante na realização da mesma e apresentam ótimos resultados. A atividade consiste em: a) o educando recebe uma apostila para estudar; b) forma equipes de aproximadmente 4 componentes; c) a realização da atividade engloba a participação de todos e a nota é dada pela média da pontuação da equipe e de cada componente. O legal é que a atividade pode ser usada em diferentes conteúdos e componentes curriculares.
Maiores informações: valdiranws@gmail.com